Atividades (superdotação e altas habilidades)

Atividades
Um projeto pedagógico inclusivo para alunos de altas habilidades na pré-escola não pode
deixar de considerar as atividades que favoreçam o saber-aprender, o saber-fazer e o saberser,
favorecendo aprendizagens para toda a vida. Seeley (1998) sugere o desenvolvimento de
atividades que envolvam o uso da linguagem, a representação de experiências e idéias, o
raciocínio lógico e criativo, a compreensão de tempo e espaço e uma aprendizagem ativa por
parte do aluno com altas habilidades/superdotado. Exemplos de atividades são:
• Descrição de objetos, eventos e relações
• Conversa com colegas acerca de experiências importantes
• Expressão de sentimentos em palavras
• Ouvir e criar ou completar histórias
• Ouvir, criar ou recriar canções

• Imitações ou criações de sons
• Sonorizar poemas (por meio de sons do corpo, objetos ou instrumentos musicais)
• Dramatizações
• Reconhecimento de objetos pelo som, cheiro e formato
• Identificação de diferenças e semelhanças entre objetos
• Descrição de objetos de várias maneiras
• Comparação de tamanho, peso, texturas, comprimento etc
• Observação de objetos sob diferentes perspectivas
• Representação de seu corpo
• Descrição de relações espaciais presentes em desenhos e figuras.
Alencar & Fleith (2001) sugerem outras atividades a serem implementadas com alunos
superdotados:
• Atividades que levem o aluno a produzir muitas idéias
• Atividades que levem o aluno a brincar com idéias, situações e objetos (ex.:
brincadeiras de faz-de-conta: casinha, supermercado etc)
• Atividades que envolvam análise crítica de um acontecimento
• Atividades que estimulem o aluno a levantar questões
• Atividades que levem o aluno gerar múltiplas hipóteses
• Atividades que desenvolvam no aluno a habilidade de explorar conseqüências para
acontecimentos que poderão ocorrer no futuro
• Atividades que envolvam a discussão de problemas do mundo real
• Atividades que estimulem o aluno a definir e solucionar problemas
• Atividades de pesquisa sobre tópicos do interesse do aluno
• Atividades que estimulem a imaginação dos alunos
• Atividades que possibilitem ao aluno explorar e conhecer diferentes áreas do
conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário